domingo, 27 de março de 2011

Robert Redford

Robert Redford (1937-)

Charles Robert Redford Jr., nascido a 18 de Agosto de 1937, em Santa Mónica, como actor não passa de um mito de Hollywood, como realizador conquistou um Óscar. Inicialmente, quis ser pintor, mas acabou por estudar Arte Dramática. A sua primeira estreia na Broadway ocorreu no ano de 1959 com a representação de um pequeno papel em Tall Story, uma comédia desportiva. Em 1963, desempenhou o papel de protagonista no Barefoot in the Park, “american situation comedy”. No mesmo ano apareceu regularmente em shows de televisão e experimentou o cinema, mas só dois anos mais tarde é que optou pela Sétima Arte.

O filme Dois Homens e Um Destino (1969) favoreceu o seu brilho como estrela e O Nosso Amor de Ontem (1973) e A Golpada (1973) consolidaram a sua afirmação na máquina de Hollywood. Em 1975, Redford, graças aos filmes O Grande Circo e Os Três Dias do Condor, era o actor mais bem pago e um sucesso nas bilheteiras.

A sua carreira foi marcada pelo filme sobre o caso Watergate, Os Homens do Presidente (1976): proporcionou a descoberta do interesse de outras áreas do cinema e do fascínio da política.

Em 1980, recebeu o Óscar pela realização do filme Gente Vulgar, deixando a face de actor que desde o final dos anos 60 encantava plateias. Na mesma altura deu apoio a causas liberais e criou o Sundance Institute que visava o financiamento de jovens cineastas independentes.

Ao longo da década de 80, tornou-se mais selectivo na escolha de papéis: para além da participação em África Minha (1985), pouco mais há a destacar. A qualidade de realizador de Redford, duvidosa em 1988 com O Segredo de Milagro, foi aplaudida em 1994: o filme Quiz Show, baseado na vigarice na idade da inocência da televisão americana, ofereceu uma direcção sólida.

Sem comentários:

Enviar um comentário