domingo, 6 de fevereiro de 2011

Madonna, a Rainha da Pop


Madonna Louise Veronica Ciccone é uma das cantoras mais conhecidas por todo o globo, tendo sido na década de 80 que esta artista feminina se destacou, tornando-se um ícone para muita gente. Foi neste período que a cantora, conhecida pelas suas representações que mostram a sua posição sobre o sexo, religião e política, lançou os seus melhores álbuns e singles. Madonna, uma das melhores entertainers musicais, é também conhecida pelo seu carisma e presença em palco.

Nasceu a 16 de Agosto de 1958 em Bay City e mudou-se para Nova Iorque em 1977, onde pretendia seguir uma carreira na dança. Nos dias de hoje é cantora, actriz, escritora de livros infantis, directora de cinema e produtora.

Logo nos seus primeiros anos de vida, em 1963, Madonna perdeu a mãe, devido a um cancro de mama. Neste sentido algumas das suas canções têm como tema a morte da sua mãe. São exemplo disso as músicas: “Promise to Try”; “Mer Girl”; “Mother and Father”. 

A maior parte da sua infância foi passada em Pontiac e em Rochester Hills, onde terminou o ensino médio. Logo nesta idade já demonstrava um grande gosto pela música, tendo como ídolos Cher, Marilyn Monroe, Michael Jackson, Grace Kelly e Fred Astaire.

Desde muito cedo, Madonna teve aulas de piano e de ballet. Mais tarde, a sua madrasta inscreveu-a numa escola católica onde Madonna participava com gosto nas actividades artísticas. A certa altura da sua adolescência, a cantora descobre que o seu QI é acima da média, com 140 pontos, mas apesar disto abandona a universidade e decide ir para Nova Iorque concretizar o seu sonho de bailarina, como já anteriormente referido.

Antes de começar a sua carreira a solo, Madonna pertenceu a várias bandas, como Breakfast Club, onde foi baterista, guitarrista e vocalista; pertenceu também à banda Emmy, à qual também pertencia o seu antigo namorado, mas mais tarde decide afastar-se da mesma.

Em 1981, começa a participar como “vocal de apoio” em canções do cantor Otto Von Wernherr. Mas foi devido às canções que Madonna criou com Bray, seu antigo namorado, que a conduziram ao sucesso, pois chegaram às mãos da editora discográfica Sire Records, que a contratou em 1982. Nesse mesmo ano, em Outubro, a cantora lança o seu primeiro single “Everybody”, e em Março do ano seguinte lança “Burning Up”, que se tornou um sucesso. Assim, em 1983, inicia a gravação do seu primeiro álbum, intitulado Madonna.

Passado um ano produz um novo álbum, cujo nome é Like a Virgin, e a 13 de Julho de 1985 participa na edição do evento Live Aid, que tinha como objectivo recolher fundos para resolver a o problema de fome que se vivia na Etiópia. Neste mesmo ano, Madonna casa com o actor Sean Peann. Do seu primeiro álbum, a música "Like a Virgin" tornou-se a sua música de assinatura, tendo sido considerada como a quarta melhor música pop, em 2000, pela revista Rolling Stone. 


Videoclipe da música "Like a Virgin", de Madonna.

No final deste ano, lança uma colectânea de sucessos com músicas conhecidas dos anos 80 e duas novas canções intituladas “Justify My Love” e “Rescue Me”, tendo a primeira canção sido produzida em parceria com Lenny Kravitz. O videoclip desta mesma música, foi banido da MTV com ter um conteúdo erótico.

Ainda nesta década a cantora lança mais dois álbuns, True Blue e Like a Prayer, ambos considerados dos melhores produzidos pela cantora. Estes álbuns tornaram-se dos álbuns mais vendidos por uma artista do sexo feminino.

Em 1991 resolve lançar um documentário intitulado Truth or Dare, onde nos mostra os bastidores da turnê Blond Ambition Tour. Também neste ano ganha o seu primeiro Grammy, na categoria de Melhor Perfornance.

Para além dos álbuns já referidos, a cantora lançou, em 1992 o álbum intitulado Erotica, em 1994 Bedtime Stories, em 1998 Ray of Light, em 2000 Music, em 2003 American Life, em 2005 Confessions on a Dance Floor, e, mais recentemente, em 2008 o álbum Hard Candy, todos eles grandes sucessos.

Muitas das suas músicas atingiram o primeiro lugar no top da Billboard Hot 100, como "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "Like a Prayer", "Vogue", e mais recentemente, "4 Minutes". Madonna, tornou-se a artista que mais músicas colocou no top 10 desta lista, colocando no total 37 singles.

É importante referir, também, que, desde 1985, data em que realizou a sua primeira turnê, The Virgin Tour, a cantora realizou mais 7, até à data de hoje. Estas foram: Who's That Girl World Tour em 1987; Blond Ambition World Tour em 1990; The Girlie Show em 1993; Drowned World Tour em 2001; Re-Invention Tour em 2004; The Confessions Tour em 2006; Sticky & Sweet Tour em 2008-2009.

É de destacar que, Madonna, ao longo da sua carreira, participou também alguns filmes, como por exemplo The English Roses, em 2003, e que beijou beijou em público três mulheres.  Em 2003, nos prémios da MTV, Madonna beijou, não só Britney Spears, mas também Christina Aguilera, e, mais tarde, acrescentou mais um beijo lésbico à sua carreira de palco, beijando uma das dançarinas no concerto, realizado no Olympia de Paris.

Beijo entre Madonna e Britney Spears. 

Foi considerada a cantora mais bem paga no mundo, entrando assim em 2004 para o Guinness. Para além deste recorde, a cantora conta com muitos mais prémios, recebidos ao longo da sua carreira, desde Ícone do Estilo, atribuído pela Elle Magazine Awards, até Artista da Década, entregue pela World Music Awards. É também a artista que possui mais prémios MTV Music Awards, com um total de 21 prémios.

Sem comentários:

Enviar um comentário