sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Guns N' Roses


A banda, liderada pelo vocalista e principal fundador Axl Rose, passou por inúmeras mudanças e contravérsias desde a sua criação.

A sua história inicia-se com o contacto entre o baixista Duff Mckagan, que em meados do ano 1981 já era portador de um currículo de certa forma considerável devido ao facto de ter tocado em algumas bandas enquanto esteve em Seattle, e Slash e Steven Adler através de um anúncio de jornal, acabando por formar a banda Road Crew, em 1982.

Izzy Stradlin e Axl Rose que tocavam na banda Hollywood Rose em meados de 1983 conhecem Duff. Axl tocava também numa outra banda, os LA Guns. Axl começa a ter divergências com alguns integrantes das duas bandas e acaba assim por juntar as duas, resultando na primeira formação dos Guns and Roses. Desta forma, surge a banda Guns N’ Roses, em Los Angeles, Califórnia. A banda era, incialmente, formada por Axl Rose (vocais); Izzy Stradlin (guitarra); Tracii Guns (guitarra); Duff Mckagan (baixo) e Robert Gadner (bateria).

Assim, o grupo decide assim agendar uma turnê, mas três dias antes do primeiro concerto Tracii e Robert abandonaram a banda e foram automaticamente substituídos por Slash e Steven Adler. A turnê foi um grande fracasso, em que a banda foi obrigada a vender parte do seu equipamento para voltar a casa. Em 1986, gravaram o seu primeiro álbum com o nome de Live Like a Suicide, que continha quatro músicas gravadas ao vivo. O primeiro grande sucesso da banda foi a música “Appetite For Destruction”.

Mais tarde em meados de 1988 o guitarrista Slash quase que era despedido por abuso de heroína e em 1990 Adler foi expulso da banda por não conseguir abandonar o vício. Quatro meses depois a banda consegue finalmente encontrar um substituto para Steve, Matt Sorum, que antes era baterista da banda Cult, juntamente com o teclista Dizzy Reed e iniciam as gravações para o segundo albúm.

Em Janeiro de 1991 a banda regista um recorde de púbico, com 140 mil pessoas no dia 2 de Janeiro e 120 mil no dia 23 no Rock In Rio do Rio de Janeiro. Estes foram os concertos que marcaram as estreias de Matt Sorum e Dizzzy Reed na banda.

Em Maio do mesmo ano a banda começou o turnê mundial dos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. O estilo musical e a grande presença da banda em palco contribuíram para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominação do Hard Rock e Heavy Metal no final dos anos 80.

Entre 1988 e 1993 a banda atingia o grande sucesso, mas devido ao facto de existir grandes conflitos de personalidade no interior da banda, acabaram por se separar ficando apenas Axl Rose como único mesmo original na formação da banda.

Por fim, em 2008, 14 anos após o abandono de vários elementos, a banda lança o contraverso album Chinese Democracy para o mundo inteiro.

4 comentários: