quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A MTV!

A 1 de Agosto de 1981, nasceu a Music Television, mais conhecida como MTV. Este programa televisivo, criado nos Estados Unidos da América e sediado em Nova Iorque, tinha como objectivo difundir os “number one hits”, através de videoclips dos diversos géneros musicais. Nesta altura, os VJ’s (Vídeo Jokeys), eram os apresentadores e com a popularidade da MTV, tornaram-se em novas celebridades americanas. Entre os quais, Martha Quinn, Nina Blackwood, JJ Jackson, Mark Goodman e Alan Hunter, foram os primeiros.

A MTV rapidamente tornou muitas das músicas que passavam na rádio em êxitos e, desta forma, muitas bandas progrediram e alcançaram o sucesso.

Assim, nos seus dias de auge, impulsionou fortemente a música “new wave”, considerada a imagem de marca dos anos 80, juntamente com outros estilos musicais que se destacaram também. Apesar de não conseguirmos nomear a melhor música deste género musical, nascido também nos anos 80, podemos apontar como uma das mais memoráveis, a música Vídeo Killed the Radio Star, da banda inglesa, The Buggles, do seu primeiro álbum, The Age of Plastic, produzido em 1980. Esta canção foi a pioneira em videoclip, ou seja, foi a primeira no mundo a ser adaptada em videoclip e foi, também, o primeiro videoclip a ser transmitido pela MTV americana.

No entanto, no final da década de 80, este canal introduziu nos seus programas, reality shows e programas televisivos relacionados com a cultura pop, como The Youn Ones, IRS’s, The Cutting Edge, entre outros, que tinham como público-alvo os adolescentes e jovens, encurtando o tempo e a quantidade de música transmitida. E com o início dos anos 90, estes programas juvenis aumentaram o que reduziu, ainda mais, a emissão de música. A partir desses anos, tornou-se cada vez mais um canal de reality shows e hoje em dia a música transmitida é muito reduzida em comparação com os outros programas que transmite.

Aqui está o primeiro vídeo passado na MTV, Video Killed the Rádio Star, de The Buggles.

1 comentário:

  1. Ficamos à espera de que passe a existir num futuro próximo um post sobre a figura mítica que foi Michael Jackson. Mostrará que o grupo de trabalho possui honestidade intelectual e que este blogue é realmente merecedor da atenção da comunidade escolar.

    Não tendo nada mais a acrescentar,

    Go Live Life

    ResponderEliminar