terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Live - Aid

No dia 13 de Julho de 1985 realizou-se a maior maratona musical de sempre! O seu impulsionador, o cantor irlandês Bob Geldof, aproveitando a fama das estrelas internacionais da música pop, pretendia angariar fundos de ajuda aos países africanos.

Em 1984, este músico, juntamente com outros músicos britânicos, fundou o projecto Band – Aid, conseguindo arrecadar mais de 12 500 000 euros com o single Do they know it’s Christmas? Um ano mais tarde, 46 músicos norte-americanos iniciaram o projecto USA for África, com o famoso tema We are the world, recolhendo mais fundos para a luta contra a fome. Este foi alvo de críticas por o considerarem mais uma plataforma publicitária para os artistas participantes. Como tal, Bob Geldof procurou demonstrar a seriedade do compromisso para com o Terceiro Mundo através da concessão de direitos de transmissão televisiva e de negociações com os patrocinadores. O projecto possibilitou o envio de toneladas de alimentos e medicamentos para África.

O músico irlandês Bob Geldof, impulsionador dos concertos Live - Aid

Regressando ao Live – Aid, o evento musical teve lugar, simultaneamente, no Estádio de John Kennedy, em Filadélfia, e no de Wembley, em Londres, onde 170 000 fãs assistiram ao espectáculo ao vivo. Alguns artistas se apresentaram em Sydney, Moscovo e Japão. O concerto foi concebido como continuação do projecto anterior, resultando na reunião mais impressionante de estrelas desde o festival de Woodstock (1969): Bob Dylan, Paul McCartney, Eric Clapton, Madonna, Tina Turner, Neil Young e muitos outros artistas passaram pelo palco. Os membros da banda de rock The Who, que até então estavam separados, reuniram-se mais uma vez e actuaram juntos. Previa-se um duo via satélite entre Mick Jagger, que actuava em Filadélfia, e David Bowie, que estava em Londres, mas foi impossível devido aos problemas de sincronismo. No entanto, Phil Collins, graças ao avião supersónico Concorde, actuou nos dois sítios à mesma hora local.

O palco do evento no John F. Kennedy Stadium, Filadélfia

O palco do evento no Wembley Stadium, Londres

O concerto foi um sucesso estrondoso: aos 12 500 000 euros resultantes da venda das entradas, somaram-se os mais de 40 milhões de euros de direitos televisivos e donativos dos espectadores. Geldof, com estes resultados, foi elogiado pela rainha Isabel II.

No dia 8 de Novembro de 2004, foi lançado o DVD oficial do Live – Aid, produzido pela Woodcharm Ltd. (empresa de Geldof) e distribuído pela Warner Music Company.

Sem comentários:

Enviar um comentário