Michael Joseph Jackson, sétimo de 9 crianças, nasceu a 29 de Agosto de 1958, em Gary, Indiana, nos Estados Unidos. Começou a dançar e a cantar com apenas 5 anos de idade e aos 11 tornou-se no vocalista principal da banda The Jackson 5, composta por Michael e seus irmãos, mais precisamente, Sigmund, Toriano, Jermaine e Marlon.
Durante os primeiros anos de carreira, Michael, frequentou clubes e bares locais, em Gary, como vocalista dos The Jackson 5. Neste período, a banda assinou com a Motown, lançando 14 álbuns, dos quais “ABC”, “The Love You Same”, e “I’l Be There”, todos sucessos musicais da época.
Enquanto ainda estava com a Motown iniciou a sua carreira a solo, sem abandonar o grupo. Com esta lançou os álbuns Go to Be There, Bem, Music&Me e Forever, Michael, cada um com, pelo menos, um single de sucesso mundial.
Em 1976 o grupo assinou com a Epic Records, mas teve de mudar de nome, passando a designar-se The Jacksons, como eram conhecidos nos primeiros tempos em que surgiram. Entre este ano e 1984, o grupo lançou seis álbuns, perdendo, cada vez mais, popularidade.
Um ano depois, em 1977, Michael participou no seu primeiro musical, The Wiz, realizando o papel de um espantalho e contracenando com Diana Kross. Nesta altura conheceu Quincey Jones, com quem se juntou mais tarde para produzir o seu primeiro álbum a solo, Off The Wall, para a Epic Records. Este foi um grande sucesso mundial, tendo sido a primeira vez que um artista colocou quatro singles do mesmo álbum entre as dez mais votadas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Tornou-se o álbum de black music mais vendido até 1980. Deste álbum surge o êxito “Don’t Stop Till You Get Enough”, que lhe garantiu o primeiro Grammy. Este período correspondeu à Era Off The Wall e Triumph Tour.
No início dos anos 80, iniciou-se a Era Thriller e E.T. e Michael Jackson lançou o álbum mais vendido de sempre, Thriller, em 1982! Este álbum, que alcançou o 3º lugar na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, registou uma venda superior a 110 milhões de exemplares por todo o mundo. Thriller chegou à primeira posição dos mais vendidos nos Estados Unidos, a 21 de Fevereiro de 1983, onde permaneceu por 37 semanas e mais 43 no top 10. Deste álbum, os singles “Billie Jean” e “Beat It” alcançaram o primeiro lugar.
Na produção deste álbum, trabalhou com os melhores directores e produtores e, através da mais evoluída tecnologia produziu em videoclipes os sucessos, “Billie Jean” e “Thriller”, em que combinou a sua dança à música. Este último foi o vídeo musical mais caro, longo e elaborado do seu tempo: um videoclipe com 14 minutos. O álbum Thriller representou, também, um marco na luta contra a discriminação racial: Jackson foi o primeiro artista negro que viu a sua música transmitida na MTV!
"Billie Jean" no 25º aniversário da Motown
Numa só noite, em 1984, foi galardoado com 8 Grammys pelo seu trabalho em Thriller e na narrativa “E.T. Storybook”, da história do filme E.T. Neste ano, no último concerto da Jackson’s Victory Tour, Jackson anuncia que vai abandonar o grupo. Em 1985, numa missão de angariar fundos para a campanha USA for África juntou-se a Lionel Richie e Quincey Jones. Enquanto Lionel, compôs, no piano, a melodia, Michael escreveu a letra da música numa só noite. Ao resultado, eles chamaram “We Are The World”. Quincey convidou 44 celebridades que se juntaram a Michael Jackson e Lionel Richie, como Cindy Lauper, Ray Charles, Bob Dylan, Tina Turner, Bruce Springsteen, entre outros, para gravar a canção. Este projecto arrecadou cerca de 200 milhões de dólares que ajudaram a combater a fome na Etiópia.
Com o lançamento do seu terceiro álbum, Bad, em 1987, entrámos na Era Bad. Este vendeu mais de 30 milhões de exemplares, tornando-se assim o segundo álbum mais vendido de sempre, do qual 5 músicas, “I Just Can’t Stop Loving You”, “Bad”, “The Way You Make Me Feel”, “Man In The Mirror”, e “Dirty Diana”, chegaram à primeira posição nos Estados Unidos, constituindo um recorde mundial.
Bad lançou Michael na sua primeira turnê como artista a solo, a Bad World Tour, em Setembro de 1987. Realizou-se em 15 países e atraiu 4,4 milhões de pessoas, quebrando outro recorde mundial, desta vez de público. Recorde que seria quebrado por ele, duas vezes, em 1992 e 1997. Um ano depois, lançouMoonwalk, a sua autobiografia, em que, pela primeira vez, deu a conhecer a sua infância e a sua carreira. Lançou, também, o filme Moonwalker que continha os videoclipes de “Smooth Criminal” e “Leave Me Alone”.
No final dos anos 80, Michael Jackson era considerado o Artista da Década pelo seu sucesso com Thriller e Bad!
É logo em 1990, durante o American Music Awards, que é considerado Rei da música Pop, Rock e Soul, por Elizabeth Taylor, passando a ser apelidado de “King of Pop”.
Após um ano, deu-se início à Era Dangerous, com o lançamento do seu novo álbum, entitulado Dangerous. Em 1992, inicia outra turnê, a Dangerous World Tour, visitando países nunca antes visitados por um artista Pop/Rock, para divulgar o seu novo álbum. É nesta que quebra o recorde de público anteriormente firmado por ele e quando visita Portugal, no dia 26 de Setembro de 1992, no Estádio José Alvalade. Neste ano fundou também a Heal the World Foundation, uma organização que ajuda as crianças por todo o mundo. Dangerous vendeu cerca de 34 milhões de cópias, superando Bad e tornando-se no seu segundo melhor desempenho. Foi também o álbum mais vendido na década de 1990, por um artista masculino.
Michael na Dangerous World Tour.
Uma das canções deste álbum, “Black or White”, foi gravada num videoclipe e transmitido, simultaneamente em 27 países perante uma audiência de, aproximadamente, 500 milhões de pessoas. Ainda nesta década, Michael executou uma performance impressionante no intervalo da final da Super Bowl, a 31 de Janeiro de 1993, onde cantou “Jam”, “Billie Jean”, e “Black or White”.
Um ano mais tarde, casou-se com a filha do lendário Elvis Presley, Lis Marie Presley. O casamento durou apenas 9 meses, terminando em 1996.
O seu quinto álbum, History: Past, Present and Future: Book 1, lançado em 1995, continha 2 discos, fazendo-se acompanhar pela maior campanha de marketing já alguma vez montada para promover um disco, vendendo cerca de 30 milhões de exemplares. O primeiro era composto por 15 sucessos lançados anteriormente, já o segundo continha uma colecção inédita de canções. Foi durante este período que Michael Jackson e a sua irmã, Janet, se juntaram, formando um dueto e criaram o videoclipe mais caro de sempre, “Scream”: custou cerca de 7 milhões de dólares.
"Scream" de Michael e Janet Jackson.
Em 1996 acontecem dois eventos importantes. O segundo casamento de Michael, com Debbie Rowe, de quem teve dois filhos, Michael Joseph Jackson Jr. e Paris Katherine Jackson, e o início da History World Tour. Esta atraíra cerca de 4,5 milhões de fãs, em 35 países diferentes, estabelecendo, novamente, um novo recorde mundial de público.
Estava assim concluída a Era History e dava-se início à Era Invencible. Michael, em 2001, completou 30 anos de carreira a solo e lançou, em Outubro, o álbum Invencible, que conheceu apenas 2 êxitos: “You Rock My World” e “Cry”. Ficou conhecido como o álbum mais caro de sempre, visto que Michael gastou, só em produção, mais de 30 milhões de dólares. No entanto, devido a um desentendimento entre Michael e o director da editora que lançara o álbum, esta decidiu boicota-lo, retirando-o das lojas após 3 meses do lançamento. Mesmo assim, o álbum vendeu 12 milhões de exemplares. Estava assim terminada a Era Invecible.
Após algum tempo desaparecido, em 2009, Jackson anuncia o seu retorno com uma turnê, This Is It,uma série de 50 concertos que teria início na 02 Arena em Londres, no dia 13 de Julho do mesmo ano, cujos 750 mil ingressos esgotaram apenas 5 horas após se iniciarem as vendas. Todos os ensaios da turnê foram gravados, originando o filme/documentário This Is It. Todavia, o cantor, subitamente, faleceu, a 25 de Junho de 2009, de paragem cardíaca numa das suas casas, em Los Angeles. A sua morte foi atribuída a uma overdose de fármacos que o cantor tomou antes de dormir. Desta forma, a turnê não se chegou a realizar.
Entrega do prémio "Artista do Século".
Em suma, Michael Jackson, considerado o Rei da Pop, foi um dos artistas mais adorados no mundo inteiro e mais influente de sempre. Podemos afirmar, que o seu apogeu foi na década de 80, com a Era Thriller e a Era Bad, tornando-se no primeiro artista afro-americano a ser transmitido na MTV. Durante a sua carreira vendeu mais de 750 milhões de discos, lançou 13 singles que alcançaram o primeiro lugar e tornou-se dos poucos artistas a ser galardoado, por duas vezes, no Rock and Roll Hall of Fame. Reconhecido como o artista mais bem sucedido, ganhou 13 prémios Grammy e o prémio American Music Award para “Artista do Século”!
Michael Jackson criou um estilo novo de dança: o Robot, o “The Lean” e o famoso Moonwalk. E, com o seu estilo único de dançar e sonoro das suas canções, inspirou o Hip-Hop, o Pop, o R&B e o Rock. Michael Jackson foi, sem dúvida alguma, um grande ícone musical, em vida, mas de certeza que o seu nome não será esquecido. O nome de Michael está, e estará sempre, entre as maiores lendas da história da música!
Outros vídeos que poderá gostar:
Canal oficial de Michael Jackson no Youtube
Como fã nº zérinhos que sou do Rei, considero que este trabalho foi excecionalmente bem executado, com uma pesquisa bastante ampla, diversificada e, sobretudo, bem estruturada.
ResponderEliminarPara um fã como eu de Michael Jackson - o artista da música que perdurará para sempre e não a pessoa que foi, diga-se - este sim, é O post dos Reguilas que perdurará para todo o sempre, até que o ano letivo acabe.
Continuação do excelente trabalho e que Deus nos ajude a conseguir roupa igual à do Prince.
P.S: excelentes hiperligações! :D