Heróis do Mar |
Heróis do Mar, uma banda portuguesa nascida em Março de 1981, tinha como elementos Paulo Pedro Gonçalves na guitarra, Carlos Maria Trindade nas teclas, Tozé Almeida na bateria, Pedro Ayres Magalhaes no baixo e, finalmente, Rui Pregal da Cunha na voz e bandolim. Era uma banda de género Pop-Rock, a que, mais tarde, se juntou António José de Almeida.
O nome da banda foi inspirado no primeiro verso do hino Português, representando, assim, Portugal. Esta foi proibida de actuar a sul do rio Tejo pelo facto de a banda ter surgido numa altura em que o Estado Novo ainda estava no pensamento das pessoas e o grupo se apresentar como nacionalista, cujas letras glorificavam o passado de Portugal.
Os temas lançados juntamente com o primeiro single, em Agosto de 1981, foram Saudade e Brava Dança dos Heróis.
Em Junho de 1982 é editado o maxi-single Amor que os levaria a abrir o concerto dos King Crimson e dos Roxy em Portugal no verão do mesmo ano. Em 1983, lançam o álbum Mãe, rejeitado pelo público, e o maxi-single Paixão que os leva para além das fronteiras nacionais. No mini-LP lançado em 1984, O Rapto, somente o single Só Gosto de Ti teve algum sucesso.
Apesar do visual da banda ter mudado, continuava a ser muito pesado para o país e para a época em que se encontravam.
Mais tarde, os elementos da banda começaram com projectos a solo e aí Pedro Ayeres Magalhães passou a ter a posse da editora Fundação Atlântica. A banda participou também no último disco de António Variações.
Lançam o álbum Macau, que teve imensos elogios, no ano de 1986.
No ano de 1990, o grupo decide separar-se, mas todos, excepto Tozé Almeida, ficam ligados à música, caindo, assim, a banda no esquecimento.
A banda é retratada no documentário Brava Dança, e ainda hoje exerce influência sobre outras bandas, como acontece na editora discográfica Amor Fúria.
Sem comentários:
Enviar um comentário