Ben Kingsley, de origem indiana e russo-judaica, nasceu na cidade de Snaiton, em North Yorkshire, a 31 de Dezembro de 1943.
Durante a sua adolescência pertenceu a vários grupos de teatro amador na cidade de Manchester. Mais tarde, foi viver para Londres, trabalhando no Aldwick Theatre e depois na Royal Shakespearean Company. Ao longo dos anos em que aí trabalhou, teve grandes momentos na sua carreira, reconhecidos apenas pelos amantes do teatro.
Ben Kingsley entrou no seu primeiro filme – Fear is the Key – em 1972, mas este não obteve o sucesso esperado. Só com a participação no filme Gandhi (1982), em que interpretava o papel de Mahatma Gandhi, é que o actor alcançou a fama. Desde então, foi sempre associado à imagem desta personagem. Foi através deste filme que Ben Kingsley arrecadou vários prémios, como o de Melhor actor. O impacto do filme só comprovou a escolha certa do realizador Richard Attensido: vários actores tinham sido convidados para esta película.
O actor tentou aproveitar a ocasião, mas tinha sempre uma preocupação – afastar-se um pouco da personagem de Gandhi.
Ben Kingsley em Gandhi
Participou noutros filmes, como: Turtle Diary (1985), Maurice (1987), Pascali's Island (1988), Without a Clue (1988), Bugsy (1991), Dave (1993), Searching for Bobby Fischer (1993), Schindler's List (1993), Death and the Maiden (1994), Murderers Among Us: The Simon Wiesenthal Story (1989), Sexy Beast (2000), House of Sand and Fog (2003) e José.
Nos filmes Bugsy e Sexy Beast conseguiu a nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário e também uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor em House of Sand and Fog.
Sem comentários:
Enviar um comentário