domingo, 9 de janeiro de 2011

Star Wars V - The Empire Strikes Back

George Lucas Jr., realizador norte-americano que ficou famoso pelas franquias Star Wars e Indiana Jones, lançou em 1980 o segundo episódio de Star Wars, que se tornou no quinto capítulo da série de ficção científica mais popular entre os jovens da altura. Star Wars V - The Empire Strikes Back é considerado, até aos dias de hoje, por muitos críticos de cinema, como o melhor filme da saga.
George Walton Lucas Jr.
George Walton Lucas Jr., filho de Dorothy e George Lucas, nasceu a 14 de Maio de 1944 e era um grande fã de automóveis, aspirando a ser piloto de corridas, no entanto, um terrível acidente pôs fim ao seu sonho e este mudou o seu estilo e a maneira de ver a vida. Assim, na década de 60 iniciou o seu estudo de cinema na Universidade da Califórnia do Sul, uma das primeiras a leccionar este curso, onde conheceu Francis Ford Coppola. Após a sua graduação fundou, em parceria com Coppola, a companhia American Zoetrope, cujo objectivo era apoiar os realizadores que pretendiam criar filmes livremente, fora do circuito de Hollywood. Todavia, esta não teve muito sucesso e, após os filmes Star Wars e American Graffiti, o realizador montou a sua própria companhia, a Lucasfilm.

Star Wars V - The Empire Strikes Back
Retomando o episódio de Star Wars, este mostra a continuação do confronto entre a Aliança, isto é, os Rebeldes, e o Império. Passaram-se 3 anos após os acontecimentos relatados no episódio A New Hope e os Rebeldes foram obrigados a estabelecer a sua base no planeta gelado Hoth. O Lord Sith, Darth Vader, continua a perseguir Luke Skywalker e descobre que este e os seus companheiros, Leia, Han Solo e o resto das tropas se encontram neste planeta e inicia a invasão ao mesmo. No dia anterior, Luke Skywalker, é atacado por um monstro que habita Hoth mas consegue escapar. Contudo, Luke ficara muito fraco e antes de perder os sentidos vê o espírito de Obi-Wan Kenobi que lhe diz para Luke procurar um mestre jedi, Yoda, no sistema Dagobah para dar início ao seu treino nas artes jedi. Quando perde os sentidos Han Solo aparece e salva-o.

Quando a invasão tem início, Luke, Han, Leia e os restantes Rebeldes conseguem fugir do planeta, no entanto, Luke separa-se dos seus companheiros para se dirigir para o sistema Dagobah e dar início ao seu treino jedi. Entretanto, Han Solo, Leia e Chewbacca, devido a uma falha técnica na sua nave dirigem-se à Cidade das Nuvens de Bespin, para procurar Lando Calrissian, um velho amigo de Han e chefe da cidade.

Luke encontra Yoda e dá início ao seu treino. Por outro lado, Darth Vader, que recrutara caçadores de prémios para encontrar Han e Leia, descobre por intermédio de Boba Feth, um dos caçadores, que estes estão a dirigir-se para a Cidade das Nuvens e faz o mesmo, chegando primeiro e montando uma cilada. Quando chegam, Lando engana-os, dizendo que os ajuda, mas na verdade entrega-os a Darth Vader, que por sua vez entrega Han Solo a Boba Feth para este o levar para Tatooine e entregar a Jaba, com o objectivo de receber um grande prémio.

Luke interrompe o seu treino, pois pressente que os seus amigos estão em perigo e vai ao encontro destes para os tentar socorrer, caindo na armadilha de Darth Vader, que, sabendo das suas fortes capacidades, pretendia convence-lo a juntar-se ao Lado Negro da Força. Quando Luke chega encontra, para sua surpresa, Vader e inicia-se um duelo de sabres de luz, que iria alterar para sempre Luke Skywalker. No meio deste, Vader corta o braço do jovem Luke e revela-lhe uma terrível verdade:
Darth Vader: "Obi-Wan never told you what happened to your father."
Luke Skywalker: "He told me enough! He told me you killed him!"
Darth Vader: "No, I am your father."

Momento em que Darth Vader revela que é pai de Luke Skywalker
Luke grita em negação e salta para um buraco muito fundo, possível de ver na imagem, sendo salvo por Leia que estava prestes a escapar do planeta, com o auxílio de Lando. Dirigem-se para a nave-mãe dos Rebeldes, onde Luke é tratado e lhe é implantada uma prótese no braço. O filme termina aqui, com a promessa de Lando a Leia, em que este prometera ajudá-la a  resgatar Han, o homem que ela ama.

Devido a um grave acidente de viação que Mark Hamill, actor que representa o papel do jovem Skywalker, sofreu durante o interrogno entre o IV e V episódio que lhe trasnfigurou a face, George Lucas teve de reescrever a história, acrescentando uma parte em que Luke Skywalker é atacado na face por um monstro no planeta Hoth, de forma a justificar as mudanças faciais que Hamill sofrera.

Star Wars V – The Empire Strikes Back arrecadou 538,3 milhões de dólares americanos por todo o mundo e vários prémios, nomeadamente, um óscar na categoria de melhor som no ano de 1980, o Saturn Award nas categorias de melhor director, melhor actor, melhores efeitos especiais e melhor filme de ficção científica em 1981, entre outros. Em 1997 o filme foi relançado com algumas alterações. 


No seu elenco principal, o filme conta com:
Mark Hamill                        Luke Skywalker
Harrison Ford                     Han Solo
Carrie Fisher                       Princess Leia
Billy Dee Williams               Lando Calrissian
Anthony Daniels                 C-3PO
Peter Mayhew                    Chewbacca
Sebastian Shaw                   Anakin Skywalker
Ian McDiarmid                   The Emperor
Frank Oz                              Yoda (voice)
James Earl Jones                Voice of Darth Vader
David Prowse                      Darth Vader
Alec Guinness                     Ben 'Obi-Wan' Kenobi
Kenny Baker                       R2-D2 / Paploo
Michael Pennington           Moff Jerjerrod
Kenneth Colley                   Admiral Piett


Dado que todos os acontecimentos da saga ocorrem numa galáxia fictícia, cada episódio começa com a seguinte abertura: «A long time ago in a galaxy far, far away...». Esta abertura é seguida de um pequeno texto introdutório que tem como objectivo contextualizar a história no Universo Star Wars. Eis o que nos é apresentado neste episódio:


«It is a dark time for the
Rebellion. Although the Death
Star has been destroyed,
Imperial troops have driven the
Rebel forces from their hidden
base and pursued them across
the galaxy.

Evading the dreaded Imperial
Starfleet, a group of freedom
fighters led by Luke Skywalker
has established a new secret
base on the remote ice world
of Hoth.

The evil lord Darth Vader,
obsessed with finding young
Skywalker, has dispatched
thousands of remote probes into
the far reaches of space...»


Trailer do filme Star Wars V - The Empire Strikes Back


Agradeço ao meu colega João Martins pela a ajuda na escolha do trailer.

Sem comentários:

Enviar um comentário